Obras na passarela da Avenida Tancredo Neves estão em fase final
janeiro 23, 2015Prefeitura de Salvador estreita laços com trade turístico
janeiro 26, 2015A criação de ciclovias pela extensão da Orla de Salvador, principalmente a colocação do piso compartilhado por pedestres, carros e bicicletas, é uma das mudanças que apontam para o fato de que a capital baiana caminha no sentido de se tornar uma cidade turisticamente sustentável.
A revitalização de uma das áreas nobres da cidade, a Barra, com a pavimentação no mesmo nível, remete às áreas exclusivas para pedestres que existem nas grandes cidades da Alemanha. O importante é estender esse desenvolvimento a todos os bairros, inclusive à periferia. O que já está acontecendo. As obras ocorrem, por exemplo, na Ribeira, em São Tomé de Paripe e Tubarão, no subúrbio soteropolitano. Todas seguem o mesmo projeto da Barra, incluindo paisagismo, iluminação, implantação de piso compartilhado para veículos e pedestres, usando toda a largura da rua, com dutos subterrâneos, definição de espaço para a prática do ciclismo e caminhada, piso tátil para pessoas com deficiências, rampas de acesso à praia, quiosques para informações turísticas e para comércio de coco e acarajé, sanitários públicos, posto salva-vidas, entre outras intervenções para manutenção da limpeza e reciclagem do lixo.
Na medida em que essas áreas foram se tonando realidade, com a Guarda Municipal presente, videomonitoramento, equipamentos de qualidade, bons bares e restaurantes, acaba o problema da violência nesses lugares. Tudo que é ocupado, que tem a presença do poder público, do setor privado e das pessoas atrai mais turistas.